Ansha
Uma rapariga muito popular

A Ansha é uma rapariga muito popular no seu bairro.
O quintal dela sempre se enchia de crianças do bairro que vinham brincar com ela. E quando não está cheio é porque ou ela estava fora a brincar nas ruas arenosas ou na escola. No entanto, nem sempre foi uma casa alegre.

Ansha, os seus pais, avó irmãozinho
Ansha, os seus pais, avó irmãozinho

A Ansha não conseguia andar nem falar durante muito tempo. Ela vive com os pais, a avó, a irmã de 18 anos e um irmão de 1 ano, que a segue por todo o lado. A família gosta muito dela e entrou na escola pré-primária cedo para estar rodeada de outras crianças. Mas na escola primária, as coisas não correram bem. Ela não podia acompanhar as aulas nem se relacionar com os outros alunos. O professor alertou os pais para o isolamento da Ansha, pois ficava sozinha o dia inteiro na sala de aula. A mãe dela levou-a para casa, sem esperanças.

Ansha na sala de aula
Ansha na sala de aula

A avó da Ansha conheceu a Elisa, a nossa assistente comunitária, no mercado local. Falou-lhe da Ansha e a Elisa foi visitá-los. A Elisa encaminhou-as para uma escola em Maputo, especializada em crianças com deficiência e ajudou-lhes a registar a Ansha na escola e no transporte dos alunos.

Ansha brincando com amigos fora
Ansha brincando com amigos fora

Este é o terceiro ano em que a Ansha frequenta a escola da ADEMO. Estar na escola fez toda a diferença: antes a Ansha mal conseguia andar e não falava. Muitas vezes caía e mexia muito a cabeça. Agora fala changana e português, corre por todo o lado durante o dia, joga à amarelinha, canta e é uma rapariga muito popular, tanto em casa como na escola.

Ansha tocando a corda com a sua amiga
Ansha tocando a corda com a sua amiga

A Ansha ainda tem dificuldades em se concentrar e segurar uma caneta. A Elisa vai contactar a escola no sentido de incluí-la nas sessões de fisioterapia que oferecem. Uma vez que a Ansha gosta de escrever, ela escreve na areia e, eventualmente, também irá escrever no papel. Mas por enquanto, ela gosta de brincar com os amigos.

Ansha no pátio da escola
Ansha no pátio da escola

Leia suas histórias

Eduardinho
Filomena
Ester
Raul
Muzna