Quem somos

Vários intervenientes estão envolvidos no projecto. Implementadores, assessores técnicos, financiadores, autoridades nacionais e a sociedade civil moçambicana.

Logo: handicap international
Logo: handicap international

Handicap International

A Handicap International é uma organização humanitária independente que trabalha em situações de pobreza e exclusão, conflitos e desastres. Trabalhamos incansavelmente lado a lado com as pessoas vulneráveis, incluindo pessoas portadoras de deficiência, para ajudar a satisfazer as suas necessidades básicas, melhorar as suas condições de vida e promover o respeito pela sua dignidade e direitos fundamentais.

Em Moçambique, a Handicap International promove o acesso de pessoas deficientes e grupos vulneráveis aos seus direitos, especialmente a uma sociedade inclusiva e à participação social, focalizando em três acções interligadas: promover o seu acesso à saúde e oportunidades socioeconómicas, reduzir os riscos e melhorar as capacidades de resposta a crises.

www.handicap-international.org / info@hi-moz.org

Logo: Unicef
Logo: Unicef

UNICEF

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) é a força motriz que contribui para construir um mundo em que os direitos de todas as crianças sejam realizados. Trabalhamos em conjunto com o governo e vários parceiros para ultrapassar os obstáculos que a pobreza, a violência, a doença e a discriminação colocam no caminho da criança.

Em Moçambique, o foco das acções do UNICEF incide nas crianças mais vulneráveis. Unimo-nos em torno de áreas de prioritárias críticas e bem definidas, tudo no melhor interesse das crianças e famílias, e para maximizar o desenvolvimento positivo e de longo prazo para todas as crianças em Moçambique.

www.unicef.org.mz / Facebook / Twitter

logo: UE
logo: UE

UNIÃO EUROPEIA

A União Europeia (EU) é um actor global e um dos principais parceiros de desenvolvimento a nível mundial, promovendo valores centrais Europeus como a paz, segurança, desenvolvimento sustentável, redução da pobreza e direitos humanos em todo o mundo. A estratégia de cooperação UE-Moçambique para 2014-2020 inclui como um dos seus objectivos estratégicos o reforço da redução da pobreza através do crescimento sustentável e inclusivo, a redistribuição do rendimento e a promoção de estabilidade social, em linha com as prioridades do Plano Quinquenal do Governo de Moçambique.

Desde 2015 a Delegação da UE em Moçambique tem vindo a apoiar a Handicap Internacional na consolidação e expansão do modelo SIOAS (Serviço de Informação, Orientação e Acompanhamento Social), de acordo com o seu compromisso para apoiar a inclusão social dos grupos vulneráveis e marginalizados, no âmbito da II Estratégia Nacional de Segurança Social Básica (II ENSSB). O projecto é de facto, uma expansão do projecto inicial "Cidade e Deficiência" (2009-2013), financiado pela UE e pelo UNICEF, que permitiu testar um novo modelo de Serviços de Informação, Orientação e Acompanhamento Social e fortalecer as capacidades dos serviços sociais em Maputo e Matola. A avaliação final apresentou resultados bastante positivos, nomeadamente sobre a vida das pessoas com deficiência e suas famílias e melhor informação e consciencialização da sociedade sobre os direitos das pessoas com deficiência.

www.eeas.europa.eu / Facebook

logo: mgcas
logo: mgcas

Ministério do Género, Criança e Acção Social (MGCAS)

Este ministério foi criado por Decreto Presidencial nº 13/2005, de 4 de Fevereiro, com o objectivo de definir políticas e planos nacionais para a emancipação e desenvolvimento da mulher, assim como a coordenação e a implementação de medidas de protecção social básicas para os grupos alvo mais vulneráveis.

O MGCAS apoia o SIOAS como modelo local de implementação efectiva da Estratégia Nacional de Segurança Social Básica. O INAS (Instituto Nacional da Acção Social) tem o mandato do MGCAS para implementar o Programa de Acção Social Directa.

logo: RAVIM
logo: RAVIM

RAVIM

A RAVIM (Rede de Assistência às Vítimas de Minas) é a única organização moçambicana que se dedica ao apoio e conforto às vítimas de minas de Moçambique. A RAVIM é um actor chave em Moçambique na área de advocacia e promoção dos direitos das pessoas portadoras de deficiência, em particular as vítimas de minas.

No projecto “Cidade e Deficiência”, a RAVIM levou a cabo, em conjunto com a Handicap International, a avaliação local inicial e continua envolvida na gestão das brigadas móveis do SIOAS. A RAVIM tem-se mostrado muito activa no apoio ao desenvolvimento do Plano de Acção Nacional para as vítimas de minas.

vitimasminas@gmail.com